data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
A partir desta terça-feira, interessados em concorrer a uma das 1.584 vagas ofertadas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), podem se inscrever para seleção.
VÍDEO: o desafio de ajustar programação e tempo adequados das crianças na internet
As vagas são distribuídas em 40 cursos de graduação de três campi: Santa Maria, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões. Para o campus de Santa Maria, são 1.339 oportunidades de acesso. Os detalhes, incluindo as notas e médias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exigidas em cada curso, constam do termo de adesão. O documento pode ser acessado por meio do site.
Mesmo com o período de pandemia e com as aulas presenciais suspensas - e sem previsão para a conclusão do primeiro semestre letivo de 2020, o Sisu deve manter o período de inscrições de amanhã até sexta-feira. Essa data já foi alterada uma vez - inicialmente, as inscrições deveriam ocorrer entre 16 e 19 de junho. Os interessados em concorrer a vagas em instituições públicas de Ensino Superior podem se inscrever pelo site.
INSCRIÇÕES
Nesta edição, a novidade é a oferta de vagas para a modalidade a distância (EaD). O número de vagas em cada modalidade, os cursos disponíveis e as notas mínimas exigidas são definidas por cada instituição de ensino por meio de edital. A inscrição no processo é gratuita. Os candidatos a vagas disponibilizadas para cotas específicas devem ficar atentas aos critérios e requisitos exigidos.
Como nas edições anteriores, o candidato pode selecionar até duas opções de curso - a pesquisa pode ser feita por município, instituição ou nome do curso. A orientação da Pró-Reitoria de Graduação da UFSM é para que o interessado verifique diariamente as notas de corte para comparar com sua média geral. É possível alterar as opções de curso dentro do período de inscrições.
O resultado do Sisu, geralmente, é divulgado em até quatro dias após o período de inscrições. Quem não for aprovado em nenhuma opção de curso durante a chamada regular ainda poderá se inscrever na lista de espera. Esse processo ocorre após a divulgação da lista de aprovados, pelo site sisu.mec.gov.br.
CURSOS E VAGAS
Campus Santa Maria
- Administração: 60
- Agronomia: 60
- Alimentos: 50
- Ciências Contábeis: 40
- Ciências Econômicas: 40
- Direito: 40
- Educação Especial (licenciatura): 45
- Educação Física (bacharelado): 33
- Educação Física (licenciatura): 33
- Enfermagem: 25
- Engenharia Acústica: 40
- Engenharia Ambiental e Sanitária: 40
- Engenharia Civil: 38
- Engenharia da Computação: 40
- Engenharia de Controle e Automação: 40
- Engenharia de Produção: 40
- Engenharia Elétrica: 30
- Engenharia Florestal: 33
- Engenharia Mecânica: 25
- Engenharia Química: 36
- Farmácia: 50
- Física (licenciatura): 25
- Fisioterapia: 24
- Letras Espanhol (licenciatura): 30
- Matemática (licenciatura): 35
- Medicina: 60
- Medicina Veterinária: 47
- Odontologia: 35
- Pedagogia (licenciatura): 44
- Redes de computadores (tecnólogo): 40
- Serviço Social: 50
- Sistemas de Informação: 40
- Terapia Ocupacional: 35
- Zootecnia: 36
Campus Cachoeira do Sul
- Arquitetura e Urbanismo: 30
- Engenharia Agrícola: 40
- Engenharia de Transportes e Logística: 40
- Engenharia Elétrica: 40
- Engenharia Mecânica: 40
Campus Palmeira das Missões
- Administração: 55
QUEM PODE PARTICIPAR
- Pode fazer a inscrição o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, obteve nota na redação diferente de zero e não fez as provas na condição de "treineiro"
- A inscrição deve ser feita por meio do site sisu.mec.gov.br
- Na página do Sisu, clique em "Fazer Inscrição" e insira o número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada
- Siga as telas do processo, preenchendo os dados solicitados e informando os cursos para os quais deseja se candidatar